segunda-feira, 7 de abril de 2008

...mas não é pra qualquer um I

A inteligência é um dom que Deus não distribuiu equitativamente entre os seres humanos.
Não que eu me inclua no grupo dos que receberam mais inteligência do que os outros, antes o contrário. Recebi apenas o suficiente para perceber o tamanho da minha ignorância. O problema é que existem criaturas que sequer conseguem alcançar essa percepção...
Imaginemos o seguinte exemplo:
Meu gato me mordeu. Desferiu uma dentada certeira que me rompeu os ligamentos da mão. Procurei, imediatamente, atendimento médico. Cheguei ao pronto-socorro e informei:
- Fui mordida por um gato.
A triagem me encaminhou à sala de suturas.
Novamente, informei:
- Fui mordida por um gato.
Os residentes ignoraram meu caso hipodramático. Um técnico em enfermagem me alcançou sabão e, mostrando a pia, mandou que eu lavasse a mão. Duas horas depois, o médico apareceu. Sem olhar meu ferimento, ordenou um curativo e me receitou anti-inflamatório. Perguntei ao médico:
- Não preciso tomar antibiótico?
- Por quê? - Responde ele.
- Porque fui mordida por um gato. - Informo, pela terceira vez.
- Se infeccionar, aí você toma. - Me orienta ele.
- Mas, e raio X, não precisa tirar? - Insisto.
Ao que ele, já longe, responde sem nem ao menos olhar pra trás:
- Arranhão não quebra osso.
Eu ainda tento corrigir:
- Não foi arranhão, foi mordida! - Mas ele já não me ouvia mais (se é que chegou a me ouvir em algum momento...).
Dois dias depois, a infecção fez minha mão quadruplicar de tamanho, e doer de forma diretamente proporcional. Precisei tomar três antibióticos diferentes, num período total de trinta dias. Estou com os ligamentos rompidos, aguardando cirurgia.
Tenho inteligência o suficiente para reconhecer que foi uma péssima escolha de pronto-socorro. Mas o médico, faz favor...

Nenhum comentário: