terça-feira, 22 de julho de 2008

O tradutor de intenções


Hoje foi um daqueles dias em que, de dez frases ditas por mim, onze foram mal empregadas...

É fantástica a comunicação entre as pessoas, quando ela acontece. Pelo visto, o mais comum ao meu dia foi o contrário... A ausência completa de comunicação, mesmo que eu utilizasse todos os canais conhecidos.

Sejamos coerentes: ainda que exista diálogo, não necessariamente existe comunicação. Creio eu que, para duas pessoas se comunicarem, é imprescindível que uma entenda à outra... Se um fala água, e o outro entende vinho, pelo meu modesto entendimento, não houve qualquer comunicação.

Da mesma forma curiosa, lembrei de ter ouvido da mãe de alguém: "-Eu criei meu filho com diálogo". Acontece que o diálogo em questão tinha, na fala do filho, as linhas fixas, na ordem do "-Sim Senhora, mãe". Fantástica comunicação, que, mesmo quando não acontece - ou, talvez, precisamente quando não acontece - produz conseqüências imensas...

No último aniversário, pedi um tradutor de intenções. Não ganhei. Ainda não é meu ainiversário, mas, se alguém encontrar um tradutor de intenções no mercado, por favor, remeta-o a mim. Preciso. Com urgência.




Nenhum comentário: