quinta-feira, 16 de outubro de 2008

De volta pra casa


Viagens são fantásticas. Não só pelo destino, em si, mas pelo caminho. Ainda que muito dele seja percorrido no escuro, e não seja possível apreciar a beleza da paisagem, sempre se pode fechar os olhos e voltar-se para dentro de si... Assim aprendi bastante sobre mim.


Não vou falar sobre o que aprendi, ou sobre o quanto aproveitei: o sabor da experiência fica guardado pra meu próprio deleite. Quero falar do retorno.


Quem já não lamentou o fim das férias?

Quantas vezes a gente se pergunta até quando o idílio vai durar?

Quem já não suspirou, em pesar, pelo retorno à velha rotina?

Eu, dever de confissão, sempre detestei os retornos.


Então, descubro um retorno que me apraz, apesar do hábito e da expectativa em contrário...

Acho que vale, inclusive, citar Catulo:


"O que há de mais sagrado

do que deixar de lado as preocupações

e, cansados de trabalhos e viagens distantes,

retornarmos ao nosso próprio lar?"


Nenhum comentário: