segunda-feira, 8 de março de 2010

De nariz torcido

"Dia da Mulher" uma ova.
Não adianta muito ter um dia em que algumas poucas gatas pingadas se reunem pra protestar e exigir (já falei o que penso sobre muitos protestos e exigências, mas reconheço que alguns são necessários) enquanto o grosso da sociedade, no máximo, nos entrega uma rosa murcha na porta do supermercado. E ainda temos que ouvir "Ooh, well, well, doo, doo, doo, doo, doo" no refrão de Woman, do John Lennon, e fingir que nos emocionamos.
Ah, para!
Esse papinho de "doce e forte" pode definir uma cachaça com calda de fruta, mas eu preciso de muitas mais categorias. Me recuso a celebrar um dia que não muda em absolutamente nada o empenho dobrado que precisamos ter para sermos tratadas em pé de igualdade.
Ah, e pra quem pensa que isso de desigualdade de gênero não existe, informo que aqui em Porto Alegre, há tempos, os salários pagos obedecem a seguinte ordem decrescente de valores: homem branco, homem negro, mulher branca e mulher negra. Ou seja: ainda padecemos mais de discriminação pelo sexo do que de discriminação pela cor.
E, vamos combinar, essa história de "dia disso", "dia daquilo" é completamente sem sentido. Vamos ser mais realistas?

2 comentários:

Cintia Groenwald disse...

Amiga, na classificação do salario vale lembrar das empresas que mandam mulheres embora quando tem seus filhos (como a Dell), empresas que colocam suas funcionarias para rua quando descobrem que elas vão casar (como a que eu trabalhava). É todo um preconceito velado, como se mulheres que trabalham não podessem escolher ter uma familia, amar alguém, ter filhos. Também odeio dia disso e daquilo e confesso que já não comemoro mais essas datas bestinhas, principalmente dia da mulher aonde todos os lugares te dão rosas, quando o mundo inteiro continua te metendo os espinhos por baixo do pano sem ninguém ver, sem ninguém fazer nada.

Cib disse...

Taí a minha amiga Cíntia pra atestar que eu não estou nem louca nem mentindo.
Beijo, amada!!! Saudade de te ver por aqui! (isso ao som da Marcha Nupcial, hihi)