segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O novo sinal de trânsito de Porto Alegre


Leia-se: o novo indicador da falta de noção.

Em Porto Alegre, foi criado um sinal de trânsito que permite aos pedestres pararem os carros para atravessar nas faixas de segurança dos cruzamentos onde não há semáforo. Basta o pedestre estender a mão espalmada para fazer o motorista parar.

Antes que alguém queira me apedrejar, vou deixar muito claro que não sou contra o novo sinal de trânsito, muito menos contra os direitos dos pedestres.

Acontece que as pessoas - especialmente no que se refere aos seus DIREITOS - são totalmente sem-noção.

A criatura fica sabendo que tem um direito novo e já sai berrando por ele, sem sequer conhecê-lo, compreendê-lo e entender que direitos têm limitações.

Esse, de fazer pararem os carros com a mão, é um exemplo típico.

Quase ninguém se deu conta de que só vale para os cruzamentos em que há faixa de segurança e não há semáforo.

Canso de ver gente estendendo a mãozona quando o sinal acaba de mudar pro vermelho. E, indignadas por os carros não pararem, as criaturas ficam xingando, reclamando seus "direitos".

Num outro dia vi o auge da falta de noção relacionada ao fato: uma jovem mãe, no centro de Porto Alegre, empurrava as costas do filho de aparentes cinco anos, forçando o menino a avançar pela rua com a mão estendida. Não havia semáforo, mas também não havia faixa. Que belo exemplo de cidadania e cuidado... Ensinando ao filho como forçar um direito para além dos seus limites ao mesmo tempo em que arriscava a vida do menino, colocando-o à frente do próprio corpo, entre os carros em movimento. Troféu pra ela.

Saudade de ouvir os adultos da minha infância dizerem que "antes de saber nossos direitos, devemos conhecer nossos deveres". Alguém ainda diz coisas assim?


Nenhum comentário: