terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Ensaio de doçura

Hoje, cedo pela manhã, tomei meu tradicional desjejum: banana, aveia e mel. Deixei, como de costume, a tigela na pia, por lavar.

Quando cheguei em casa, no final da tarde, todo o ambiente rescendia a mel. O doce aroma se espalhava pelo ar, desde a porta de entrada até o quarto.

Um pingo de mel sobrado no fundo de uma tigela suja impregnou de doçura minha casa. Isso me obrigou a pensar...

Quantas e quantas frases bem ensaiadas, modulações de voz, expresões escolhidas a dedo para imprimir a face o desejado efeito, e provocar o desejado impacto, e em nada resultam! Mesmo que se estabeleça por algum tempo, o sentimento que se encena (e não se sente) passa sem deixar rastro.

Quanto e tanto me esforcei para sentir o que não sentia, rir quando não achava graça, demonstrar simpatia quando me revoltava em repulsa, pedir desculpas quando estava certa!!!

Não pude enganar a mim mesma, não fui capaz de adestrar meu comportamento.

Hoje, um pingo de doçura invadiu meu espírito, e consegui retê-lo.

Cristalizei no pensamento fragmentos de instantes doces, e amarrei todos eles juntos: o calor das mãos de meu pai, o tom de voz amoroso de minha mãe quando me chama "anjinho meu", o sorriso da amiga de todas as horas, o abraço do melhor amigo, a textura dos pêlos do gato, o brilho dos olhos do meu menino amado.

Todos estes são espontâneos, como a felicidade que me despertam.

E - num último atrevimento para encerrar a postagem - me permito dizer que não só de doçura são feitos meus recentes dias, menos ainda de bandeiras de vitória ou vontades satisfeitas. Muito do que tenho feito não é escolha minha. Muitas de minhas alegrias não resultam de ações diretas, ou escolhas defendidas. Aprendi a não me debater, a não ser inflexível e tola na luta de todos os dias. Um sorriso pela batalha me traz mais benefícios do que bater no peito e sacar a espada. Prefiro abrir os braços a cerrar os punhos - assim, posso receber da vida presentes inesperados e simples, como o perfume de um pingo de mel, ou a presença perene do maior e melhor amor.

Um comentário:

Ana F disse...

Lindo, doce Bela, lindo e só... qualquer outro comentário me/nos afastaria do mel. Beijo na alma.